12/03/2025

Outras Formas Farmacêuticas

Na farmácia de manipulação podem ser preparadas várias formas farmacêuticas para atender a diversas particularidades.

Dentre os principais benefícios da farmácia de manipulação, o que mais se destaca é a oferta de produtos personalizados. Eles buscam atender às particularidades de cada paciente, levando em consideração o uso de formas farmacêuticas individualizadas.

O principal objetivo da farmácia de manipulação é oferecer produtos de qualidade, que promovam o tratamento eficaz. Para que esses produtos sejam mais bem aceitos pelos pacientes, sobretudo idosos e crianças, é necessário que se adaptem às suas necessidades.

Preparamos formulações para uso tópico ou para uso interno, atendendo a diversas prescrições.

 

Seguem alguns exemplos de preparações farmacêuticas para uso interno:

Flaconetes: shot com os ativos da prescrição já diluídos em uma pequena quantidade de líquido aromatizado.

Filmes orodispersíveis: feitos de polímeros vegetais, se dissolvem rapidamente quando colocados em contato com a mucosa oral, liberando o fármaco.

Pastilhas: elas se dissolvem lentamente embaixo da língua ou transmucosa (entre a gengiva e a bochecha), liberando o medicamento.

Shake e sachê: uma alternativa às fórmulas nas quais uma dose equivale a um grande número de cápsulas, facilitando a deglutição.

 

Exemplos de formas farmacêuticas de uso tópico:

Pomadas: Possuem textura macia e mais oleosa que o creme e que se dissolve ou derrete ao entrar em contato com a temperatura corporal.

Géis: Preparados à base de água, são compostos por um ou mais princípios ativos e por agentes gelificantes que oferecem firmeza ao produto. Possui um toque mais seco e não oleoso.

Cremes: Trata-se de uma mistura de óleo e água, formando uma emulsão. Essa composição permite uma dispersão fácil na pele, sendo ideal para áreas maiores. Pode ser preparado com texturas bem suaves, com toque seco e outras texturas mais oleosas, mas bem menos oleoso que a pomada.