Saúde articular

Filtrar

Ossos, músculos e articulações constituem o sistema músculo esquelético, junto com a cartilagem, tendões, ligamentos e tecido conjuntivo. Este sistema dá estrutura e suporte ao seu corpo e permite que você se mova. As partes do sistema músculo esquelético crescem e mudam ao longo da vida. Lesões e várias doenças podem danificar ossos, músculos e articulações.

A cartilagem é um importante tecido conjuntivo encontrado em todo o nosso corpo. Quando danificado nas articulações, pode causar dor, inflamação, limitação da amplitude de movimento e rigidez .

Articulações saudáveis podem ajudá-lo a manter a mobilidade conforme você envelhece. Embora você possa não ser capaz de prevenir completamente as lesões ou evitar problemas de saúde como a artrite, existem algumas coisas que você pode fazer para proteger as suas articulações ao longo da vida.

Dicas para saúde articular

Manter-se em um peso saudável, cada quilo de excesso de peso que você carrega resulta em um adicional de pressão extra nas articulações que suportam o peso.

Manter-se ativo pode ajudar a reduzir a rigidez nas articulações. Você deve se mover com frequência durante o dia e evitar ficar na mesma posição por muito tempo. Exercícios de baixo impacto - como caminhada, natação, ciclismo, treinamento de força e alongamento - podem ajudar a manter a mobilidade das articulações e até mesmo ajudar a perder alguns quilos extras.

Adicionar exercícios de treinamento de força à sua rotina pode ajudá-lo a construir músculos que mantenham suas articulações seguras e móveis.

Não esqueça de sua postura, no dia a dia costumamos ser descuidados, é importante darmos atenção se estamos nos sentando corretamente, como é nossa postura se estamos em pé e inclusive quando carregamos peso.

Uma alimentação saudável pode melhorar a saúde das articulações e ajudá-lo a perder o excesso de peso. Comer proteínas magras pode ajudá-lo a construir músculos fortes. Você pode manter seus ossos fortes comendo alimentos com cálcio e vitamina D, como laticínios e outros alimentos fortificados. Peixes, como salmão e atum, contêm ácidos graxos ômega-3 que podem reduzir a inflamação nas articulações. Outros alimentos, como tomate, azeite, vegetais com folhas verdes, frutas vermelhas e nozes, podem ajudar a reduzir a inflamação.